Exposição Conexões Criativas

Reunidos sob o signo de “conexões criativas”, Carlos Nunes, Edson Castro e Heron Zanatta apresentam ao público campo-grandense seus mais recentes trabalhos. Embora conectados, a força de cada obra se impõe e delimita campo próprio. O comum entre eles está na pintura e no desenho, transformando as técnicas em linguagem e, desse movimento, parece soprar uma atmosfera jazzística, onde toda improvisação leva a uma nova sequência. Ou quase.

Carlos Nunes traz na série “entre mundos” figuras em suspensão reconhecíveis (mas nem tanto), míticas (mas sem certezas) e memórias de trabalhos anteriores (mas não lembranças). Neste espaço nebuloso entre o que é e o que pode ser, espreita uma poética que explora o humor, o onírico e o erótico, no limite. São fragmentos de um mundo perturbador que só existe enquanto pintura e que só pode ser dado por ela. Em pequenos ou grandes formatos, luminosos ou sombrios, Nunes aprofunda questões pictóricas e existenciais e aí reside a qualidade dos seus trabalhos.

Edson Castro desenha pintando o movimento das coisas acontecendo ao acaso. É gerundivo, na medida em que uma linha leva à outra, uma tela abraça a outra. Sabe que tem uma extensa matéria à disposição, pois não se detém na construção de figuras, ainda que títulos como “Ave de chumbo” e “Promessas e memórias” possam se colocar como enigmas para o observador. No entanto, é visível que a força dos seus trabalhos vem da energia traduzida no e pelo gesto, ora delineando, ora preenchendo campos de cor.

Heron Zanatta introduz uma variação, onde desenho e pintura são complementares. Em alguns trabalhos, podemos observar o ponto de partida no storyboard, um quase-quadrinho, onde o desenho fica livre de acabamento, é fragmentado em “takes” coloridos, indica movimentos e traduz uma narrativa. Mas qual narrativa? Na verdade, não importa o sentido, mas o percurso traçado como um quebra-cabeça. Isolados, novos planos se impõem, com um único elemento (ou parte dele) ocupando toda a tela.

Conectar o movimento desses três artistas é apostar na potência de a arte transformar e intervir no conforto de cada um de nós, como uma jam sessionparticular.

 

Maria Adélia Menegazzo
ABCA/MS
Verão de 2019

 

Sobre a loja

A SuPapo Criativo é uma provocação e um convite a pensar fora da caixa, um laboratório de criação de protótipos de design mobiliário e pesquisa, em formato Galeria Escola, espaço de exposição e ensino de assuntos pertinentes a arte, arquitetura, design, fotografia, marketing digital e inovação.

Selos
  • Site Seguro

Supapo Criativo Arquitetura Eireli - CNPJ: 20.249.346/0001-35 © Todos os direitos reservados. 2020